Fonte G1
Uma frente fria se aproxima da região do Vale do Paraíba nesta segunda-feira (28) e deve provocar mudanças importantes no tempo durante toda a semana.
O primeiro efeito da frente fria, que vem do litoral de Santa Catarina, é a chuva, que está prevista para chegar a partir da tarde desta segunda-feira na região. Por conta disso, o dia já começou nublado em boa parte do Vale do Paraíba.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu até um alerta para o risco de transtornos causados pelo temporal em todas as cidades da região. A condição deve provocar quedas de árvores, raios e até alagamentos.
Segundo o Inmet, pode chover até 50 milímetros por dia. Há também previsão de ventos fortes, que podem chegar a 60 quilômetros por hora.
A Defesa Civil de São Paulo também informou que acompanha a situação. De acordo com o órgão estadual, o maior acumulado de chuva está previsto para o Litoral Norte.
Queda nas temperaturas
Além de chuva, a frente fria vai derrubar as temperaturas na região. A semana começou com máximas na casa dos 28ºC nesta segunda (28), mas a tendência é de queda a partir de terça-feira (29).A frente fria vai se misturar com uma massa de ar seco, diminuindo a chance de chuva, mas aumentando a sensação de frio – até quarta-feira (30), as máximas não devem passar dos 23ºC.
As mínimas ficam, em média, por volta dos 12ºC, como em Taubaté e São José dos Campos. O destaque fica por conta de Campos do Jordão, que pode chegar a 9ºC.
A partir de quinta-feira (1°), as temperaturas vão voltar a subir lentamente, mas não será suficiente para causar calor até o fim da semana.
“Diante das chuvas recentes, o solo já se encontra encharcado, por isso, moradores de encostas devem ficar atentos aos sinais dos deslizamentos de terra, como rachaduras nas paredes dos imóveis, água barrenta descendo pelo morro e postes e árvores inclinados. Estes sinais exigem evacuação imediata do local. Durante chuvas intensas é recomendando não ficar ao lado de árvores ou estruturas metálicas frágeis e jamais se deve atravessar ruas alagadas”, alertou a Defesa Civil.